sexta-feira, 27 de março de 2009

Prevenção da obsidade, será???


Na universidade da Califórnia, investigadores reconheceram um gene capacitado de regular a transformação dos carboidratos que nós ingerimos em gordura. Para que chegassem a esta conclusão, os investigadores testaram este gene em ratos que como foi comprovado após algum tempo de alimentação dada também a outros ratos e verificou-se que estes nao tinham menor gordura corporal.

Estes investigadores pensam portanto, que este gene (DNA-PK) pode desmpenhar uma possivel prevenção para combater a obsidade que cada vez mais tem uma taxa bem elevada.




quinta-feira, 19 de março de 2009

Mutações cromossómicas numéricas


Este tipo de mutações cromossómicas provoca alterações no cariótipo, ou seja, no número típico de cromossomas da espécie.

As mutações cromossómicas numéricas podem ser:

Aneuploidias – os erros envolvem apenas um determinado par de cromossomas.

1. Nuilossomia - sem os dois cromossomas
2. Monossomia - menos um cromossoma
3. Trissomia - um cromossoma a mais
4. Polissomia - dois cromossomas a mais


Poliploidias- os erros multiplicam o conjunto de todos os cromossomas (indivíduos cujas células possuem múltiplos de n cromossomas, 3n, 4n).



Exemplos:

Trissomia 21 ou Síndrome de Down
É a mutação cromossómica numérica mais conhecida e como o nome indica é um aumento de um cromossoma no cromossoma 21. Alteração genética que acarreta um atraso do desenvolvimento, tanto nas funções motoras como nas funções mentais. Em cada 700 bebés 1 tem síndrome de Down (dependentemente da idade da mãe).


Trissomia 18 ou Síndrome de Edwards
Segunda mais frequente síndrome de trissomia autossómica, predominando no sexo feminino



  • 95% dos fetos com síndrome de Edwards são abortados espontaneamente;

  • 85% dos casos de síndrome de Edwards, verifica-se que o erro ocorre na não disjunção cromossómica da meiose materna;

  • 15% ocorre na disjunção cromossómica da meiose paterna;

  • Retardamento mental, atraso de crescimento e às vezes graves malformações no coração, são algumas das alterações que se verifica com este tipo de trissomia.


(in livro de Biodesafios/aulas de biologia)

domingo, 15 de março de 2009

Triunfo dos optimistas


Uma boa relação entre o prestador de cuidados e o doente, a confiança, um diagnóstico seguro, a explicação dos sintomas e tratamentos, o entusiasmos e a esperança no processo de cura ajudam a aumentara a expectativa do doente e favorecem o efeito placebo.

Um médico norte-americano fez e experiência em 200 pacientes com sintomas vagos, como dores de cabeça, de estômago ou boca seca. Para metade traçou um diagnóstico firme, aos restantes revelou não saber ao certo qual era o problema. No 1º grupo, 64% melhoraram, contra apenas 39%. Estima-se que a atitude do médico influenciou a recuperação.

A resposta a um placebo é mais evidente quando a doença tem uma componente psicológica: dor, ansiedade, depressão ou insónia.

Estudos sugerem que o efeito placebo é mais provável em pessoas confiantes e optimistas. Os pessimistas, pelo contrário, terão maior apetência para desenvolver efeitos adversos. Espera-se contudo, mais investigação conclusiva nesta área.

Para uma melhor recuperação, é então necessário ter a mente sã e confiante acompanhada de vontade de viver. Todo o nosso organismo sofre consequências advidas dos nossos comportamentos e atitudes psicológicas. Como tal perante um desafio difícil nunca se deve desistir.

(In= resvista Teste Saúde)

sábado, 7 de março de 2009

Sistema Imunitário


Investigadores da Universidade de Stanford verificaram, numa experiencia utilizando moscas da fruta, que infectando estas moscas com dois tipos de bactérias em alturas diferentes do dia e da noite, as moscas que eram infectadas a noite tinham mais hipoteses de sobrevivencia do que aqulas que eram infectedas durante o dia.

Esta experiencia cria a hipotese de que existe um processo renovador nas respostas imunitárias durante o sono, ou seja, o nosso sistema imunitário combate melhor as bactérias que invadem o corpo durante a noite.

Para mantermos um organismo saudavel é fundamental entao, uma boa noite de sono e de descanso para que o nosso sistema imunitário esteja apto para combater as bactérias invasoras. Desta forma, o organismo combaterá de forma mais eficaz as infecçoes.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Primavera vs Alergias

Todos esperamos pela ansiosa Primavera. Mas com ela regressam as alergias para muitas de pessoas, os espirros, comichão nasal e conjuntivites oculares. Na verdade, o número de pessoas afectadas por alergias primaveris, tem registado um aumento significativo. De acordo com dados recentes, nos últimos 30 anos esse número aumentou 5 x , com tendência para subir.Uma explicação para este sucedido é higiene, ou seja, mais higiene significa mais alergias. Antero Palma Carlos, do Centro de Alergologia e Imunologia de Lisboa, explica: "Os jovens são vacinados contra tudo e sobrecarregados com antibióticos, a comida que comem é asséptica, e o organismo, como diariamente não responde a infecções, reage a substâncias da vida corrente" ou seja, Outro factor a ter em consideração para a ocorrência de alergias primaveris é a tendência genética. "Esta predisposição existe mas não é simples, até porque há pelo menos 11 genes que controlam as reacções alérgicas do organismo humano", refere Antero, adiantando ainda que "existem 40% de possibilidades de uma criança sofrer de alergias se um dos pais tiver a mesma condição médica e 60% quando ambos são alérgicos".

Este especialista menciona também que as alergias primaveris são uma reacção do organismo aos pólenes dos fenos, das oliveiras e de algumas urtigas, e não das flores ou das sementes de choupo e plátanos. Os sintomas (vermelhidão e inchamento ocular, espirros, prurido e corrimento nasal) são semelhantes e confundíveis com os provocados por outras doenças, "o primeiro passo para diagnosticar uma alergia é traçar a história clínica do paciente", verificando se os sintomas se atenuam quando chove ou pioram quando se levanta vento, por exemplo — em último caso, poderá ser necessário recorrer a testes cutâneos, colocando o doente em contacto directo com o pólen responsável pela alergia, através de uma picada, e observando a reacção do organismo.


Para não passar os primeiros raios de sol a assoar o nariz e com olhar lacrimejante o tratamento pode passar por anti-inflamatórios, principalmente para as crianças, as vacinas também são uma boa solução.

De qualquer forma, e apesar dos tratamentos existentes, muitos alérgicos continuam a não recorrer a ajuda especializada, tornando durante três meses a sua qualidade de vida afectada.
in www.apagina.pt

domingo, 1 de março de 2009

OGM - Prós e Contras



OGM designa Organismos Geneticamente Modificados ou simplesmente Transgénicos. Assim pode-se dizer que se tratam de organismos em que a sua estrutura foi geneticamente modificada por introdução de genes de um outro ser (organismo). Través desta técnica consegue-se atribuir características completamente distintas das originais do organismo receptor.

Relativamente a esta técnica inovadora são apresentadas várias opiniões completamente distintas tanto do ponto de vista ético como ambientalista passando pelos malefícios e benefícios na sociedade.

Vantagens:

_ Melhorar as características do organismo: enriquecer um alimento na componente nutricional;
_ Evitar ou prevenir risco de doenças: vacinas por exemplo;
_ Dar a capacidade de um alimento resistir a pragas de insectos, secas ou geadas;
_ Aumentar o grau de pureza de certos alimentos podendo se tornar mais rentáveis industrialmente;
_ Aumentar a produção agrícola bem como a qualidade da mesma....

Desvantagens:

_ Potencial descontrolo sobre um gene inserido causando consequências indesejáveis;
_ Não relacionamento entre genes de espécies diferentes;
_ Desrespeito pelas espécies e pela segurança destas nas gerações vindouras;
_ Menor Variedade Genética provocará uma menor resistência a doenças ou mesmo mudanças climáticas que tendem afectar só algumas espécies;
_ Alimentos transgénicos podem aumentar reacções alérgicas...

Em suma pode-se concluir que deve existir um meio termo ma aplicação desta técnica para que os resultados não sejam inesperados.

(IN pesquisa Google)