terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Leguminosas uma questão ambiental e energética


Lentilhas, feijão e grão-de-bico são algumas das muitas leguminosas que fazem parte da alimentação humana e animal. Mas estes pequenos grãos têm um papel mais importante no mundo. São essenciais para o equilíbrio do ecossistema e da biodiversidade.Os legumes na generalidade têm uma função essencial na captação do azoto da atmosfera, o gás mais comum no ar atmosférico também conhecido por N2. No entanto, o azoto tem várias aplicações quando alterado quimicamente, e é essencial enquanto fertilizante na agricultura.Se o fertilizante azotado é necessário para fazer crescer muitas plantações, no que toca às leguminosas estas conseguem produzi-lo naturalmente, o que as torna essenciais para a sustentabilidade ambiental.

Actualmente na Europa apenas 5% da terra arável é dedicada ao cultivo de leguminosas, uma situação que é preciso inverter para alcançar os 20% necessários para o equilíbrio do ecossistema, a redução de gastos na agricultura e o combate à poluição. (In TV Ciencia on-line)

sábado, 22 de novembro de 2008

Doença grave ganha um modelo de estudo


Este grande passo foi dado por pesquisadores Americanos no tratamento de uma doença neurodegenerativa-Esclerose lateral amiotrófica. Esta doença provoca a degeneração progressiva e morte dos neurónios, levando à paralisia, até nos músculos que nos ajudam a engolir e a respirar.O objectivo é a partir de células tronco introduzidas de fibroblastos da paciente com o problema neurodegenerativo gerarem neurónios. Para isso, através de células adultas da paciente com 82 anos de idade produziram células tronco, que após sofrerem diferenciação em neurónios motores serão usadas no estudo
em laboratório desta doença.Esta é a primeira vez que células de um paciente já idoso e com esta doença, foram programadas para um estádio semelhante ao de células-tronco pluripotentes, como são designadas, e que podem ser geradas a partir de doadores saudáveis de fibroblastos. As células-tronco pluripotentes, tal como as células embrionárias têm a capacidade de originar vários tipos celulares.
A esclerose lateral amiotrófica é causada por mutação génica.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Mau sistema de saúde



O sistema de saúde português tem "graves problemas de acesso" dos utentes aos serviços, revela o índice europeu dos consumidores de serviços de saúde em 2008 (Euro Heatlh Consumer Index), ontem divulgado em Bruxelas. Essa é, de resto, a principal razão pela qual Portugal surge em 26º lugar, numa lista de 31 países, que avalia o funcionamento do sistema de saúde, - só à frente de países como a Roménia, Bulgária, Croácia, Macedónia e Letónia.
Em causa estão seis categorias nas quais Portugal fica mal classificado na comparação com outros estados-membros, como seja o tempo de espera para tratamento, que abrange o acesso a médico de família no próprio dia, a facilidade de aceder a um especialista ou marcar operações não graves em menos de 90 dias. Nesta categoria - em que apenas a terapia ao cancro em menos de 21 dias é destacada como razoável - Portugal obtém apenas 80 pontos, abaixo dos 120 pontos da Lituânia ou dos 187 apurados pela Alemanha ou pelo Luxemburgo.
Ministério da Saúde reagiu ontem aos resultados deste inquérito, sublinhando a "redução consistente do tempo de espera" nos hospitais.(in Diário de noticias)
Justificações como estas não deviam ser válidas, uma vez que apesar de todos os aspectos positivos ainda há muitos extremamente negativos. Mesmo com o melhoramento do atendimento o sistema de saúde ainda tem um longo caminho a percorrer para conseguir colocar este atendimento básico como todos os utentes merecem.

sábado, 1 de novembro de 2008

Cerebro - o centro da vida


Cientistas austríacos estão a criar um dispositivo que pode levar um paciente tetraplégico a movimentar-se na sua cadeira de rodas usando apenas o seu pensamento. Este estudo só é possível devida a uma interface entre o cérebro e a mente com a ajuda da realidade virtual. (In "Ciencia Hoje" (revista brasileira))

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Aquecimento Global


Actualmente este é um problema que se está a avistar cada vez mais. Quem não tinha a consciência deste grande e grave problema, passou de certeza a pensar nele agora, pois muitas pessoas comentam e questionam: "Mas que tenho estranho este.... Porque será???! Ora um dia sol, ora um dia chuva??!!". Pois é isto sao as alterações climaticas provocadas pelo aquecimento global.

Temos todos de tomar iniciativas para que este problema não se continue a agravar ainda mais, pois tudo se pode conseguir à base do esforço, por muito dificil que possa parecer.

Esta situação está a tornar-se catastrófica para todo o globo terrestre, o ambiente está a ser destruido e consequentemente os habitats dos animais e eles próprios tambem. E até para nós seres humanos este problema acarreta muitas consequencias. E como algo que nos é muito precioso, devemos ser nós a cuidar desse bem, devemos ponderar as consequencias do que vamos fazer antes de o fazer. Sim! Porque somos nos Humanos os principais responsaveis por este enorme problema.


Muitas vezes soluções simples evitam grandes problemas! Por isso vamos todos contribuir para um mundo melhor!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nobel da Medicina atribuído a franceses e alemão


O Prémio Nobel da Medicina de 2008 foi ontem atribuído aos franceses Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier e ao alemão Harald zur Hausen pelas suas investigações.Barre-Sinoussi e Montagnier foram escolhidos pela descoberta do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e zur Hausen por ter descoberto que o cancro do colo do útero é igualmente provocado por um vírus, o Vírus do Papiloma Humano (VPH), o segundo tipo de cancro que mais afecta as mulheres. Françoise Barre-Sinoussi, nascida em 1947 e professora no Instituto Pasteur, é somente a 8º mulher galardoada com o Nobel de Medicina.Ela e Luc Montagnier, nascido em 1932 e professor na Universidade de Paris, conseguiram, no princípio dos anos 80, isolar o VIH a partir do estudo de células de um nódulo linfático de um paciente seropositivo com nódulos inchados, um dos primeiros sintomas da imunodeficiência característica da doença."Detectaram actividade da enzima retroviral transcriptase reversa, sinal directo da replicação re-troviral, e descobriram partículas retrovirais a surgir nas células infectadas", lê-se na citação do júri. Depois disso, "observaram que os vírus isolados infectavam e matavam linfócitos tanto de dadores doentes como saudáveis, e reagiam com anticorpos de pacientes infectados". "A importância dos seus trabalhos deve ser considerada no contexto da epidemia omnipresente no mundo e que afecta quase um por cento da população", segundo a citação."O êxito da terapia retroviral permitiu aumentar a esperança de vida das pessoas infectadas com o VIH, esperança hoje semelhante à das pessoas saudáveis", refere.Em 1983, num artigo publicado na revista Science, uma equipa de médicos e investigadores conduzida por Montagnier, descrevia um novo vírus, diferente dos conhecidos até então e suspeito de ser o responsável pela SIDA. Harald zur Hausen, 72 anos, investigador na Universidade de Düsseldorf na Alemanha, trabalhou contra crença ao descobrir que o vírus HPV causa o cancro do colo do útero, este também é conhecido como "assassino silencioso" das mulheres porque geralmente é detectado muito tarde. "Sua descoberta levou à caracterizaçãoda história natural da infecção provocada pelo HPV, e à compreensão dos mecanismos da carcinogênese e do desenvolvimento de vacinas profiláticas contra a aquisição do HPV", comunicado do Comitê Nobel. O prémio, 1,02 milhões de euros, será dividido ao meio, cabendo metade ao investigador alemão e a restante, dividida em partes iguais, aos dois franceses.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Lisboa faz parte das 35 cidades candidatas a primeira Capital Verde Europeia


Lisboa é uma das 35 cidades candidatas ao título de primeira Capital Verde Europeia, uma nova iniciativa da Comissão Europeia que visa distinguir as cidades na vanguarda de uma “vida urbana amiga do ambiente”, escreve o Oje.
O Executivo comunitário anunciou hoje que 35 cidades de 17 países europeus apresentaram as suas candidaturas para os prémios anuais de 2010 e 2011.
A Comissão explicou que um painel de avaliação irá "filtrar" as candidaturas, escolhendo seis cidades (três para 2010 e outras tantas para 2011), às quais serão solicitadas apresentações mais detalhadas, e no final do corrente ano apresentará as suas recomendações a um júri, que tomará a decisão final.

Guardar vida


A Criovida é o primeiro Banco de sangue do cordão umbilical (SCU) em Portugal a oferecer uma colheita, transporte, processamento, isolamento e criopreservação certificados de células estaminais do SCU de modo privado para as famílias. Após o nascimento do bebé, a equipa médica, com o Kit CRIOVIDA Bebé, recolhe o sangue existente no cordão umbilical, do qual são processadas e armazenadas as células estaminais no laboratório CRIOVIDA.
Na nossa opinião achamos importantíssimo guardar as células estaminais, pois nunca saberemos quando vão ser precisas.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dia Mundial Do coração

Por iniciativa da “World Heart Federation”, no próximo dia 28 de Setembro, Domingo, é assinalado o Dia Mundial do Coração.
Com esta iniciativa pretende-se que se chame a atenção da importância do nosso corpo, em especial do coração. Assim o grande objectivo e incentivar ao desporto e não ao sedentarismo. Visto que grande parte do tempo dos jovens é passo sentado.
Para que todo o país esteja a “Mexer-se” ao mesmo tempo, as actividades a realizar no Dia Mundial do Coração, têm lugar, pelo menos, entre as 10 e as 12 horas do dia 28 de Setembro.
Vamos lá participar nesta iniciativa!!

Alexander Fleming



A pedido da nossa professora de biologia exploramos o nome Alexander Fleming e relacionamos com o Outono frio que se aproxima. Assim foi!!
Alexander Flemming foi médico em Londres St. Mary do século XX nos anos 20 mas durante a Primeira Guerra Mundial foi médico militar. Abalado com a mortalidade criada pelas feridas de armas de fogo, que resultavam em gangrena gasosa, decide procurar um novo anti-séptico que diminuísse as dores dos atingidos. Mas a principal descoberta foi numa cultura de bactérias estafilococos.
Dr. Flemming apercebeu se de algo diferente numa região pois estava contaminada por uns fungos mas em redor desses fungos os estafilococos tinham desaparecido mantendo o resto da cultura intacta e desenvolvendo. A substância eliminava não apenas estafilococos, mas também inúmeras outras bactérias mortais ao Homem. Esses fundos foram caracterizados como um dos géneros da Penicilium, de onde provém o nome de penicilina que nos utilizamos frequentemente na medicina como antibiótico no combate a pneumonias, bronquite, meningites etc. Assim vimos que Alexander Flemming nos ajudou mas nossas constipações do século XIX mantendo-nos activos para ir as aulas de Biologia.
PS: Na pesquisa deste cientista há histórias um pouco fantasistas que nos levam a pensar como terá sido realmente esta descoberta da penicilina.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Exposição "Meninos Gordos"


Está a realizar-se, em Braga, duas exposições em simultâneo, mas bastante relacionadas. Uma diz respeito á constituição do nosso organismo interiormente. Vários médicos apresentam exames, como endóscopia, que mostram bem o nosso corpo, para além disto ainda falam de avanços que ajudam na realização do diagnóstico de várias doenças a nível do estômago. Uma das novidades é a Cápsula endoscópica, que apesar de cara é um metodo bastante inovador. Vasta ingerir uma espécie de comprimido e todo o nosso sistema digestivo é observado.


A outra exposição refere-se ao nosso corpo "visto de fora", ou seja, á obesidade. tendo como caso especifico duas crianças: um menino que pesa 230kg com 11 anos e uma menina com 9 anos já pesar 109kg. Isto é chocante! Esta última já pecorreu um pouco do nosso país tendo ja visitado Vila Real, Coimbra e Porto.


Estas duas exposições encontram-se em Braga no hospital de S.Marcos e no museu Nogueira Da Silva.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Beijing 2008


Os jogos olimpicos são provavelmente o acontecimento desportivo mais importantes do mundo sendo nessa direção que todos os olhares se viram.
A China apresentou-se como sendo um dos melhores organizadores, mas algo falhou: o nevoeiro que cobria toda a cidade olimpica demonstra bem toda a poluição que envolve a china.
Das 22 cidades mais poluentes 18 são chinesas, o que torna a China o país mais poluente do mundo. Mas nem isso faz com que fosse eleito outro país para realizar os jogos! De entre tandos criterios apostamos que este não está presente, o que acaba por ser chocante. Numa sociedade onde uma das grandes preocupações é como conservar o nosso planeta, achamos que China deve desenvolver uma politica que seja mais favorável ao meu ambiente. Num país onde todos andavam de bicicleta e onde atualmente o transporte mais usado é o carro! Para além disto, é um dos paises com maior número de habitantes.
Várias provas chegaram mesmo a ser suspensas devido ao nevoeiro "cerrado".
Com tudo a china mostrou-se empenhada que este problema não fosse impedimento para os jogos Olimpicos 2008 e houveram dias em que o sol chegou mesmo a "espreitar" e a eluminar o estádio Olimpico.
O que todos esperamos é que com este acontecimento desportivo venham também mais preocupações ambientais e a libertação de CO2 diminua.