sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Mau sistema de saúde



O sistema de saúde português tem "graves problemas de acesso" dos utentes aos serviços, revela o índice europeu dos consumidores de serviços de saúde em 2008 (Euro Heatlh Consumer Index), ontem divulgado em Bruxelas. Essa é, de resto, a principal razão pela qual Portugal surge em 26º lugar, numa lista de 31 países, que avalia o funcionamento do sistema de saúde, - só à frente de países como a Roménia, Bulgária, Croácia, Macedónia e Letónia.
Em causa estão seis categorias nas quais Portugal fica mal classificado na comparação com outros estados-membros, como seja o tempo de espera para tratamento, que abrange o acesso a médico de família no próprio dia, a facilidade de aceder a um especialista ou marcar operações não graves em menos de 90 dias. Nesta categoria - em que apenas a terapia ao cancro em menos de 21 dias é destacada como razoável - Portugal obtém apenas 80 pontos, abaixo dos 120 pontos da Lituânia ou dos 187 apurados pela Alemanha ou pelo Luxemburgo.
Ministério da Saúde reagiu ontem aos resultados deste inquérito, sublinhando a "redução consistente do tempo de espera" nos hospitais.(in Diário de noticias)
Justificações como estas não deviam ser válidas, uma vez que apesar de todos os aspectos positivos ainda há muitos extremamente negativos. Mesmo com o melhoramento do atendimento o sistema de saúde ainda tem um longo caminho a percorrer para conseguir colocar este atendimento básico como todos os utentes merecem.

Sem comentários: