quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Aquecimento Global


Actualmente este é um problema que se está a avistar cada vez mais. Quem não tinha a consciência deste grande e grave problema, passou de certeza a pensar nele agora, pois muitas pessoas comentam e questionam: "Mas que tenho estranho este.... Porque será???! Ora um dia sol, ora um dia chuva??!!". Pois é isto sao as alterações climaticas provocadas pelo aquecimento global.

Temos todos de tomar iniciativas para que este problema não se continue a agravar ainda mais, pois tudo se pode conseguir à base do esforço, por muito dificil que possa parecer.

Esta situação está a tornar-se catastrófica para todo o globo terrestre, o ambiente está a ser destruido e consequentemente os habitats dos animais e eles próprios tambem. E até para nós seres humanos este problema acarreta muitas consequencias. E como algo que nos é muito precioso, devemos ser nós a cuidar desse bem, devemos ponderar as consequencias do que vamos fazer antes de o fazer. Sim! Porque somos nos Humanos os principais responsaveis por este enorme problema.


Muitas vezes soluções simples evitam grandes problemas! Por isso vamos todos contribuir para um mundo melhor!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Nobel da Medicina atribuído a franceses e alemão


O Prémio Nobel da Medicina de 2008 foi ontem atribuído aos franceses Françoise Barre-Sinoussi e Luc Montagnier e ao alemão Harald zur Hausen pelas suas investigações.Barre-Sinoussi e Montagnier foram escolhidos pela descoberta do Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) e zur Hausen por ter descoberto que o cancro do colo do útero é igualmente provocado por um vírus, o Vírus do Papiloma Humano (VPH), o segundo tipo de cancro que mais afecta as mulheres. Françoise Barre-Sinoussi, nascida em 1947 e professora no Instituto Pasteur, é somente a 8º mulher galardoada com o Nobel de Medicina.Ela e Luc Montagnier, nascido em 1932 e professor na Universidade de Paris, conseguiram, no princípio dos anos 80, isolar o VIH a partir do estudo de células de um nódulo linfático de um paciente seropositivo com nódulos inchados, um dos primeiros sintomas da imunodeficiência característica da doença."Detectaram actividade da enzima retroviral transcriptase reversa, sinal directo da replicação re-troviral, e descobriram partículas retrovirais a surgir nas células infectadas", lê-se na citação do júri. Depois disso, "observaram que os vírus isolados infectavam e matavam linfócitos tanto de dadores doentes como saudáveis, e reagiam com anticorpos de pacientes infectados". "A importância dos seus trabalhos deve ser considerada no contexto da epidemia omnipresente no mundo e que afecta quase um por cento da população", segundo a citação."O êxito da terapia retroviral permitiu aumentar a esperança de vida das pessoas infectadas com o VIH, esperança hoje semelhante à das pessoas saudáveis", refere.Em 1983, num artigo publicado na revista Science, uma equipa de médicos e investigadores conduzida por Montagnier, descrevia um novo vírus, diferente dos conhecidos até então e suspeito de ser o responsável pela SIDA. Harald zur Hausen, 72 anos, investigador na Universidade de Düsseldorf na Alemanha, trabalhou contra crença ao descobrir que o vírus HPV causa o cancro do colo do útero, este também é conhecido como "assassino silencioso" das mulheres porque geralmente é detectado muito tarde. "Sua descoberta levou à caracterizaçãoda história natural da infecção provocada pelo HPV, e à compreensão dos mecanismos da carcinogênese e do desenvolvimento de vacinas profiláticas contra a aquisição do HPV", comunicado do Comitê Nobel. O prémio, 1,02 milhões de euros, será dividido ao meio, cabendo metade ao investigador alemão e a restante, dividida em partes iguais, aos dois franceses.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Lisboa faz parte das 35 cidades candidatas a primeira Capital Verde Europeia


Lisboa é uma das 35 cidades candidatas ao título de primeira Capital Verde Europeia, uma nova iniciativa da Comissão Europeia que visa distinguir as cidades na vanguarda de uma “vida urbana amiga do ambiente”, escreve o Oje.
O Executivo comunitário anunciou hoje que 35 cidades de 17 países europeus apresentaram as suas candidaturas para os prémios anuais de 2010 e 2011.
A Comissão explicou que um painel de avaliação irá "filtrar" as candidaturas, escolhendo seis cidades (três para 2010 e outras tantas para 2011), às quais serão solicitadas apresentações mais detalhadas, e no final do corrente ano apresentará as suas recomendações a um júri, que tomará a decisão final.

Guardar vida


A Criovida é o primeiro Banco de sangue do cordão umbilical (SCU) em Portugal a oferecer uma colheita, transporte, processamento, isolamento e criopreservação certificados de células estaminais do SCU de modo privado para as famílias. Após o nascimento do bebé, a equipa médica, com o Kit CRIOVIDA Bebé, recolhe o sangue existente no cordão umbilical, do qual são processadas e armazenadas as células estaminais no laboratório CRIOVIDA.
Na nossa opinião achamos importantíssimo guardar as células estaminais, pois nunca saberemos quando vão ser precisas.